domingo, 29 de novembro de 2009

Palavra do dia: Sonntag

Sonntag, em alemão, domingo. Dia de folga da maioria das pessoas, no mundo todo.



Hoje eu acordei às 14h. Queria achar o Goethe Institut(onde terei aulas) e um lugar pra almoçar. Bem, comi uma banana e uma madelaine (que é tipo um bolinho) e saí a bater pernas por aí (claro, depois de olhar o mapa que o Goethe me deu E o Google Maps).

Tipo, dei uma leve rodada a mais, mas, logo achei o lugar que eu precisava ir. Genteeem, muito perto. Agora tô super riléx e confiante pra ir lá amanhã. E aqui é tudo muito prático e perto e pro - environment. Claro, pra mim, que cheguei há dois dias e já estou me achando A Freiburger. Mas, gente, tudo de bom ter uma cidade voltada pros pedestres e pras bikes. Um dia nosso país chega lá. Ich hoffe. Vai dizer, todo mundo merece uma ponte, ou whatever seja isso, pra pedestre e ciclista, como essa



Hoje eu descobri muitas coisas legais. Afinal, além de achar o Goethe e comida, eu queria conhecer melhor a cidade, depois do meu chá de quarto, ontem.

Ah, pois é. Ontem, depois de chegar da Vero cheia dos soninhos, dormir, ficar na net, ir ao mercado, dormir mais, ir no mercado de novo, comer, ficar mais na net, saquinho de filó, resolvi dar uma volta. O problema é: resolvi isso às duas da manhã. Isso porque eu tinha desistido de ir à festa do CS que teve na casa do Leron, justamente porque eu não queria voltar tarde pra casa. Não, não é porque esta é uma cidade violenta. É só porque meu alemão é tosco, e, às duas da manhã não tem NINGUÉM na rua pra eu pedir informações, caso eu me perca no trajeto do Google Maps. E é um breu que, bem, me assusta.

Voltando à parte legal...

Depois de ver comofas/ pra chegar ao Goethe, vejo que a enorme construção que tem em frente à estação de trem que cheguei é a Konzerthaus Freiburg, onde vai ter o musical do Peter Pan que, obefeol, eu quero ir *.* Caminhando mais um pouco, acho um cinema, teatros e a Universidade que o David tinha me mostrado na sexta. Gente, muito legal. Achei vários programas culturais baixa - renda perto de casa (dá uns 20 minutos a pé, se tanto)! Existe coisa melhor? Tinha bastante gente na rua, hoje, o que foi muito legal, me senti menos em uma cidade fantasma.. Tinha gente na Universidade, aliás. Pelo que entendi, eles estão lutando por uma universidade aberta aos fins de semana, como espaço de convivência social. Acho que posso me interar melhor nisso durante a semana.


[GAP: Agora, sim, tá uma Babel aqui. Tem uma italiana do meu lado, tão bonitinha, ela falando *.* Um brasileiro falando aaalto bagarai, reclamando de TUDO, que eu estou prestes a matar, porque ele já deve ter uns 30 anos, e, aparentemente é custeado pelo CAPES / DAAD, e, sério, ele não pára de reclamar. E uns japoneses praticamente fazendo festa. Fora os outros que não consigo escutar. Acho isso muito legal ^^ Tirando nosso compatriota]

Falando em Universidade, estou postanto as fotos da Biblioteca Universitária no orkut. Gente, se com uma biblioteca daquelas eles reclamam, nós, estudantes brasileiros, deveríamos fazer o barraco dos barracos. Aliás, se a gente já acha a FAED linda, deeêm uma sacada na Faculdade de Psicologia e Filosofia, lá no orkut, porque não consigo colocar a foto aqui. u.u

Andei, andei, andeeeeei, até encontrar nada! Encontrei lugar nenhum pra eu comer! Caraaacaaaa, maluco, aqui só tem kepab e pizza! Comida oriental all around! Turca, indiana, chinesa, vietnamita! Então, tipo, eu poderia almoçar McDonalds, Burger King, kepab (ou muito me engano, ou kepab é aquela carne nojenta que a gente vê pra vender na 25 de março nas casas dos primos. Se não, tem isso pra vender em tudo quanto é esquina, também u.u), pizza. E, bem, nenhuma das opções me pareceu agradável. Voltei, então aqui pras minhas bandas, pra ver se tinha um restaurantezinho maneiro e baixa-renda. Tem um tal de Brasil cocktails a dois quarteirões daqui que tem carne e macarrão, mas, só a partir das 18h. E ainda eram 17h. Affe. Voltei eu pra casa sem comer nada.

Ah, pois é. Até agora, só achei no mercado: toneladas de macarrões e salsichas dos mais diferentes tipos. Pizza, peixe, frango e carne, tudo congelado. Tipo, ew =P. Então, tou comendo basicamente salada, que comprei um pacote gigante, por um euro XD, e peito de peru. E mozzarella, banha, pra eu n desmaiar nas minhas andanças por aí. Às 22h vou voltar no restaurante / café brasileiro pra ver qual é. Amanhã conto o resultado pra vocês.

Tô achando a cidade linda e, diferindo do compatriota ali atrás que, além de tudo, tem dificuldade em falar alemão, apesar de estar aqui há mais tempo que eu e já estar tendo aulas. Sério, tô muito na pilha de ir lá e xingar ele XD

Tô feliz pra caramba, apesar de um pouco perdida, ainda.

Tô ansiosa super, porque as aulas começam na terça. Amanhã é só uma prova de nivelamento e outras coisas... Ansiosa pra conhecer os colegas e ver se tem alguém que se empolgue pra dar voltas pela cidade e pela Europa. Senão, terei que me meter só com o pessoal do CS, mesmo. Que já são muito legais ;D

Tô ansiosa 2, pela chegada do Inverno. A Vero disse que quase não neva aqui, apenas na Floresta Negra. Mas que faz frio. E aqui tá tão frio quanto o Inverno de Floripa. Com vento e tudo ;)

E o blog tá sendo chatinho e não me deixando colocar mais fotos.

Um comentário:

  1. Nhaaa amiga... to adorando teu blog hehe que orgulho! Agora vou ficar ligada aqui.
    Beijaooo saudades já
    E vai lá xinga o cara e dps conta aqui XD
    Jaque

    ResponderExcluir